Este livro de visitas foi feito para você deixar seu comentário sobre o trabalho apresentado pelo site Alma de Poeta. Sua mensagem só será consignada depois de devidamente analisada pela nossa equipe, levando-se em consideração o objetivo a que ele se propõe e à sua maior segurança.

 

 

 

 

Nome: Imaculada Campos
Cidade: 
Data 2009-02-01
Site: http://
E-mail:   kampussb@uai.com.br
Mensagem  
sardenberg,li em suas poesias o poema:TRAJETÓRIA e eé extamente em trajetória que pensava tanto ontem.
pensava em minha Vida.Que Loucura!
Quantas mudanças ,em função de um tempo,deixava de lado algo que eu amva e levava outras coisas comigo ou pelo caminho ia adquirindo outras coisas.
Dá um livro e eu não quero nem escrever porque seria um rio de lágrimas durante cada passagem.
Falo de minha Trajetória difícil pelos ambientes em que trabalhei,em que visitei,em que simplesmente vivi.
Lindo seu poema.
Bom domingo!

   
Nome: Mariinha
Cidade: 
Data 2009-02-01
Site: http://
E-mail:   aimeram@bol.com.br
Mensagem  
É gostoso vir aqui e ler seu livro de amigos. Qto poeta tem com palavras lindas e que absorvem toda a sua poesia. A página mais linda ainda, a mim só cabe aproveitar essa magia. C/ muito carinho, Mariinha

   
Nome: Hilda Darbelly
Cidade:  Rio de Janeiro
Data 2009-02-01
Site: http://
E-mail:   darbelly2000@yahoo.com.br
Mensagem  
Bom dia amigos, hoje ao abrir a página do livro li as mensagens que meus amigos queridos escreveram e me bateu uma saudade!
Uma das minhas maiores alegrias foi poder ter conhecido este site através do nosso tão querido e talentoso Antonio Sardenberg e assim poder conhecer pesoas inteligentes e ilustres como outros tantos, pessoas essas que escrevem com alma, que transmitem emoção e carinho em cada palavra, em cada verso. E hoje quero deixar meu carinho para uma amiga fantástica que todos conhecem RITA BELLO esta pessoa magnífica, muito meiga, com sentimentos delicados e nobre, essa mulher forte e frágil ao mesmo tempo, Ritinha foi homenagiada por outra grande amiga, Nelma Rubim, que fez com que pudéssemos conhecer mais a nossa webdesigner.
Parabéns minha doce amiga Deus te abençoe.

Um beijo grande a todos.

Hilda Darbelly

   
Nome:
Cidade: 
Data 2009-02-01
Site: http://
E-mail:   nrubim@yahoo.com.br
Mensagem  
Querido amigo poeta Sardenberg,
agradeço mais uma vez o carinho com que você me contempla, divulgando a entrevista com a querida Rita bello, sua fantástica Webdesigner, entre os leitores, amigos, poetas e poetisas, que frequentam o site Alma de Poeta. Agradeço o carinho dos amigos, que construi aqui e que já deixaram na minha coluna os seus comentários homenageado a nossa Rita e, aproveito a oportunidade para dizer-lhes que todos aqueles com os quais criei um vinculo de afeto e que admiro o trabalho poético, serão contemplado com entrevistas futuramente. Aproveito também a oportunidade para comunicar, que ontem durante o almoço de aniversário do Jornal Macaé News fui convidada para integrar a coluna de mais dois jornais do cidade News e que agora serei colunista também dos jornais de Rio das Ostras e Conceição de Macabu.Fiquei feliz pelo reconhecimento do meu trabalho na região, porque isto me permite divulgar trabalhos importantes na área de cultura, mas o que me deixa mais feliz ainda é ter amigos queridos, delicados e maravilhosos como todos vocês. Aguardo a visita daqueles que ainda não apareceram por lá, para homenagear a grande alma , que é Rita Bello, como o caro amigo Hildebrando e tantos outros...e agradeço carinhosamente a visita dos amigos Jacob, Baby, Tere, Hilda, etc..
Um lindo domingo de sol para todos vocês.
Com carinho e saudades dos lindos momentos de nossos encontros.

Nelma R. Gonçalves Dias

   
Nome: Hildebrando Lamberti
Cidade: 
Data 2009-02-01
Site: http://
E-mail:   h.lamberti@gmail.com
Mensagem  
Meu caro poeta rei Antonio Manoel Abreu Sardenberg, como todos, apesar dos efeitos causados pela crise internacional, mais as enchentes oriundas do verão, você consegue manter e repassar com uma extraordinária e especial maneira, palavras, poemas e mensagens de real conforto e positivismo.
Fico muito feliz com o envio da inédita poesia "Ponto" de sua autoria, bem como da bela foto do bem-te-vi no fundo de uma majestosa e exótica orquídea do cultivo de vosso jardim, da qual uma abelha verde esmeralda suga constantemente o seu pólen dando à abertura para enxames sugar o néctar por determinado período.
Essa abelha verde esmeralda que você vê adejar na primavera, que vive solitária e pouco sobrevive e vai buscar a sua fonte de vida, no pólen da orquídea o néctar açucarado para sua sobrevivência, é para a orquídea uma mensageira da luz, a exemplo da abelha que do suco da orquídea retira o mais puro e rico néctar chamado mel que muito bem faz a saúde, a aranha retira desse mesmo sugo o veneno mortal para sua defesa.
O mel é o produto produzido a partir do néctar das flores, que sofrem reações físicas e químicas através da ação das enzimas da saliva das abelhas melíferas, que transformam e combinam com substâncias especificas próprias, armazenam e deixam maturar nos favos da colmeias.
O mel é um alimento consumido e conhecido há mais de 200 mil anos pelo homem, sempre rodeado de misticismo, lendas e crenças
O pólen não é apenas aquele pozinho encontrado nos estames da flor, nele estão as células masculinas da flor, é um importante elemento da rentabilidade de uma colmeia as suas aplicações são inúmeras.
Esta sua presença de espírito do assunto focalizado contagia todos aqueles que amam a natureza.
Um afetuoso abraço.
Hildebrando.

   
Nome: MARIA CRISTINA/LOBAMALUNAc
Cidade:  CHILE
Data 2009-02-01
Site: http://lobamaluna.angelfire.com/mapa.htm
E-mail:   luna.pelusa@gmail.com
Mensagem  
HERMOSO POEMA PONTO Y DESDE LA NOCHE ESTRELLADA, AQUI, TE ENVIO EL BRILLO DE MIL ESTRELLAS A ESE LINDO POEMA.

   
Nome: Maria Lucia Amberget Garcia
Cidade: 
Data 2009-02-01
Site: http://www.avspe.eti.br/avspe/maria-lucia/indice.htm
E-mail:   wgarcia.lucia@oi.com.br
Mensagem  
Para Rita Bello, um grande abraço e muito sucesso.Que Deus te abençoe a cada dia em sua vida, em seu trabalho, em suas decisões! Beijos... Maria Lucia Amberget.

   
Nome: Ana Maria Zacagnino
Cidade:  Buenos Aires-Argentina
Data 2009-01-31
Site: http://www.zacagnino.com
E-mail:   anamaria5@fibertel.com.ar
Mensagem  
Muy bella tu casa Virual , tantos cambios que me enamoran, tus poemas, tu familia , tu vida.Y Amores.No Cambies nunca Amigo!!!
Eres una bellísima persona!!!
Feliz Fin de semana te desea Ana Maria

   
Nome: Inez resende
Cidade:  Itabaiana- Sergipe
Data 2009-01-31
Site: http://inezinha-poesia.blogspot.com
E-mail:   inezinha_amor@hotmil.com
Mensagem  
Conheci este site através de um amigo e confesso que fiquei encantada com tudo. Confesso que até fiquei sonhando com uma das minhas poesias aí também! Parabéns!

   
Nome:
Cidade: 
Data 2009-01-31
Site: http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=1684
E-mail:   soniamaria@soniamariagrillo.com
Mensagem  
Adorei a reportagem da Nelma com sua entrevista Rita! Ter o trabalho reconhecido é um mérito. Você é uma excelente webdesigner além de ser uma maravilhosa pessoa.
Amo você!
Meu carinho especial.
B@by®

   
Nome: Olguinha
Cidade:  Curitiba- Pr.
Data 2009-01-31
Site: http://
E-mail:   ormm@pop.com.br
Mensagem  
Querido Amigo Antonio,
"Toda atenção e carinho que eu recebo de
pessoas especiais como você,
só me fortalece e me transforma
cada dia em uma pessoa melhor."
Parabéns a Rita pelo site maravilhoso ...demonstra toda leveza, sensibilidade e carinho que vc possui. Obrigada, por nos presentear com algo tão maravilhoso!!!" Sucesso!
Beijinhos da Olguinha.

   
Nome: ZzCoutoSlides
Cidade: 
Data 2009-01-31
Site: http://www.zezecoutoslides.com/
E-mail:   zzcouto@gmail.com
Mensagem  
Olá meu querido poeta.
Cá estou, agradecendo sempre, sua gentileza, seu carinho, as lindas flores tão carinhosamente enviadas e tb a sua atenção.
Voltando aos poucos ao convívio dos meus amigos depois de um mês afastada da Net, com muita saudade de todos.
Parabéns a Rita esta pessoa maravilhosa e a vc pelo seu carinho com todos.
Estou de site com roupagem nova, e gostaria muito que vc me honrasse com uma visita.
Que Deus te ilumine sempre.
beijos
ZzCouto

   
Nome: Olguinha
Cidade:  Curitiba- Pr.
Data 2009-01-31
Site: http://
E-mail:   ormm@pop.com.br
Mensagem  
Querido amigo e Poeta Antonio,
Agradeço sua visita por e-mail.
É sempre com alegria que leio seus recadinhos gentis e amáveis.
Te confesso que nunca tinha visto uma abelha tão linda assim... Que elas tragam muita sorte pra vc e família.
Obrigada pelas flores, pelo carinho e pela poesia linda "Ponto" e pelo cafézinho que está a minha espera...
Faça lindo seu final de semana com sua linda família.
Um abraço carinhoso.
Olguinha.
*

   
Nome: lilian bauer
Cidade:  brasilia - df
Data 2009-01-31
Site: http://
E-mail:   bauerl@terra.com.br
Mensagem  
DEUS nos abençõe. Bem, a alegria , o sucesso dos amigos é o meu. Parabéns Rita, um abraço Nelma. Sigam construindo o melhor, cultura. Mas.....e a flores? "sumiram 3 ???" Um hábito ...acostunma .Um lindo hábito fica sendo aguardado ! Faz falta ! Claro ,veio o Lucas, lindo que só . O Lucas e flores !!! e poesias , e AMIZADE , pronto o bem estar, o bem querer se instala, JESUS e seus Anjos vos guardem, com carinho, lilinha

   
Nome: Elaine (Eimy)
Cidade:  Joinville
Data 2009-01-31
Site: http://eimy.zip.net/
E-mail:   eimy@uol.com.br
Mensagem  
Boa Tarde amigos Sardenberg e Rita Bello!
Passei para deixar a minha marquinha e agradecer o carinho de sempre em tudo o que recebo, as lindas formatações de Rita, os lindos poemas e versos do poeta enfim...é muito gratificante abrir minha caixa de correio e me deliciar com tanta ternura e carinho e sem falar na belíssima literatura, pois palavras bem escritas acrescentam, abençoam, trazem paz e isto o poeta faz com louvor.
Aproveito para parabenizar você Rita pela excelente entrevista, eu como quase uma webdesigner, apenas uma amadora desta magnífica arte concordo com o que vc escreveu sobre o olhar de nossos governantes na cultura virtual, parabéns por tudo o que escreveu.Sou sua fã, você sabe.
Sardenberg e Rita fica aqui o meu abraço de urso para os dois ta? ( desculpem as minhas brincadeiras, sou meio muleka mesmo, mas também levo a vida a sério ta?,*rs ) Um ótimo final de semana. Fiquem com Deus.

   
Nome: CLAUDIA LEITE
Cidade:  RECIFE
Data 2009-01-31
Site: http://
E-mail:   clau_lei@terra.com.br
Mensagem  
Meu nobre e lindo poeta.é com imensa alegria que recebo vc no meu email sempre.Quero dizer-te o quanto sou feliz por isto.desejo-te toda alegria do mundo pra ti e toda sorte também!Pq es um homem de Deus!e como tal nos traz sempre poesias,versos com muito amor.E somente o amor Constroi.Te adoro e sejas muito feliz...beijos e gracias por teus versos e flores que são tudo de bom!...Hasta la vista ...Amigo .

   
Nome: Imaculada Campos
Cidade: 
Data 2009-01-31
Site: http://
E-mail:   imaculadacampos@uai.com.br
Mensagem  
Sardenberg,está nos abandonando?
Não tenho recebido algo seu a não ser a entrevista de Rita(Artista)Bello.
Que bonita a sua atitude!
Já pensou trabalhar num site que tem o reconehcimento da UNESCO pela qualidade.
Parabéns!!!!


   
Nome: Maria
Cidade:  Svicente
Data 2009-01-31
Site: http://
E-mail:   teixeira.silva2006@hotmail.com
Mensagem  
Obrigada por vc existir, suas mensagens tem sido maravilhosa.
Deus esteja sempre presente em sua vida; te protegendo muito pelos caminhos da vida.
Abrçs.
Maria.

   
Nome: Fatima marques
Cidade:  Aguai sp
Data 2009-01-31
Site: http://
E-mail:   fatimarfmarques@hotmail.com
Mensagem  
Adorei , tudo de bom e um grande bjs.

   
Nome: Angela Stefanelli de Moraes
Cidade: 
Data 2009-01-30
Site: http://www.amoresonhos.com
E-mail:   amoresonhos@gmail.com
Mensagem  
Olá, amigo Sardenberg
É um grande prazer voltar a sua Casa Literária, sempre aconchegante e com novidades belíssimas.
Obrigada pelo trabalho que nos oferece e vou continuar a frequentar este Espaço que me traz muita Paz e colabora com a nossa Cultura!
Um grande abraço e Parabéns pelo bom gosto!

   
Nome: home loan
Cidade:  ...
Data 2009-01-30
Site: http://w2zq.com/sys/homeloan/
E-mail:   home_loan8169@yahoo.com
Mensagem  
Lovely. Great site.

   
Nome: Adelma
Cidade:  Salvador-Bahia-Brasil
Data 2009-01-30
Site: http://
E-mail:   adelm@uol.com.br
Mensagem  
Oi Amigo Sardenberg,
Tenho mesmo que começar desejando a Vc, a sua família e todo o povo irmão/amigo desta 'Cidade Poema' que a chuva não maltrate nem prejudique vcs e que a crise - (somos também vítimas)- não venha com os tentáculos devastadores e nem seus dentes ferozes, nos devorar..vamos ter fé e lutar como o Rei Davi, e vencê-la galhardamente!!!
Vc sempre muito iluminado, sabe tudo do ato de poetar e quando escreveu, ..."um final para os meus versos, que não sei arrematar ", achei maravilhoso, pois significa que sua alma de poeta não vai arrematar nunca, pois estará sempre poetando, falando em versos o que vai na sua alma e no seu coração, nos oferecendo pérolas magníficas, a ex de PONTO.
A respeito das flores do seu jardim, acredito que o AMOR de vcs é que faz a diferença e a natureza como recompensa, oferece espécies maravilhosas...sua orquídea e as abelhas verdes- esmeraldas e o bem-ti-vi...
Imagino que deve ser um mini paraíso seu lar, seu recanto. Parabéns!
Deixo aqui meu abraço para Marlene e uma beijoca carinhosa para o MATEUS, seu netinho fôfo.
Abraço fraterno, Adelma

   
Nome: Diva(Divanilde
Cidade: 
Data 2009-01-30
Site: http://
E-mail:   victoriacamps@itelefonica.com.br
Mensagem  
Lindas flores, que belo tê-las em casa. Eu não posso fazer o mesmo que você, pois moro em apto, mesmo assim, tenho um vaso de lírio da paz, que está me presenteando com nove lírios, estão todos voltados para dentro do apto. De manhã, quando me levanto e passo pela sala, me dirijo até a sacada e lhes dou bom dia. Parece que estão sorrindo para mim. Sua brancura alivia minha alma, nos momentos em que a solidão me pega desprevenida.Nascida e criada no campo, sempre presenciei estas abelhas verdes nas flores, mas não sei dizer o porquê da sua côr.Caro poeta Sardenberg, agradeço suas amáveis palavras, as flores, o Ponto, lindo poema, e o covite para um cafézinho, gosto de café forte e doce. Um abraço, um bom final de semana( aqui também chove muito). Fico aqui dentro, presa, e aproveito para colocar no computador, tudo o que sinto, ajuda muito no dia-dia. Beijossss, Diva

   
Nome: rosemary
Cidade:  curitiba pr
Data 2009-01-30
Site: http://
E-mail:   petersrosemary1947@yahoo.com.br
Mensagem  
Boa noite caro amigo Sardenberg.Comoestas passando?Já iniciamos um novo ano espero que este seja mais feliz do que passou como minha querida amiga Rute Seubert. Recebi sua ultima poesia a Rosa que me deixou muito feliz, porque amo esta vida, como todas pessoas de bem.Deixo aqui para você um forte abraço e um beijo em seu coração. Abraços Rosemary.

   
Nome: Airton Costa
Cidade:  Pampa / RS
Data 2009-01-30
Site: http://
E-mail:   airtoncrs@yahoo.com.br
Mensagem  
Parabens pela Qualidade da forma e conteudo !!!!
Incrivel fonte inspiradora !!!

   
Nome:
Cidade:  Belo Horizonte
Data 2009-01-30
Site: http://
E-mail:   patricia2ms@ig.com.br
Mensagem  
Rita, li a entrevista no Macaé News. Parabéns pelo merecido reconhecimento do seu trabalho, você merece todos os elogios feitos pela Nelma. Sucesso, amiga de infância!!!

   
Nome: Maria da Fonseca
Cidade:  Lisboa - Portugal
Data 2009-01-30
Site: http://geocities.yahoo.com.br/mariadafonseca2004
E-mail:   mibaptista@netcabo.pt
Mensagem  
Estimado amigo Sardenberg,
Muito obrigada pelas suas palavras, pelas lindas violetas de que gosto muito e pelo seu poema inédito PONTO que muito me agradou. Agradeço as fotos que me tem enviado tanto a do seu pequenino Lucas vestido com a roupa do Vovô - está um encanto -
como as do seu jardim, a do bem-te-vi, muito rara uma vez que conseguiu pegar na avezinha , como a da bela orquídea e ainda a das orquídeas exóticas que são visitadas pelas abelhas verde esmeralda. A escritora Maria Granzoto fez uma pesquisa muito interessante sobre esse tipo de abelhas - gostei muito de ler o seu texto. Eu nem sabia que existiam mas nunca é tarde para aprender, meu Amigo. Aqui em Portugal também tem chovido muito e no Norte tem nevado imenso -temos tido um Inverno bem rigoroso!
Aceito com todo o gosto o seu cafezinho bem quente e desejo de todo o coração um bom fim de semana
para si e toda a sua estimada Família. Um abraço amigo de Lisboa, Maria
Envio-lhe também este meu poema que é inédito

A MAGNÓLIA

Espera a doce magnólia
Carregada de rebentos
Que o Janeiro vá embora
Com seus dias friorentos.

Será pois em Fevereiro
Que a nobre mãe Natureza
Fará brotar lindas flores
Nas arves da redondeza.

E por assim me encontrar
Ao norte do nosso mundo
Aguardo com confiança
O que com Fé eu difundo.

Quão rigoroso o Inverno
Pra nós que somos humanos
Mas as plantas se enaltecem
De Deus cumprindo seus planos.

E a magnólia fecunda
Que é prova disso Senhor
Irá rescender magnífica
Cheia de flores de Amor!

Maria da Fonseca

   
Nome: MARIA DA GRACA TERROZO
Cidade:  RIO GRANDE RS
Data 2009-01-30
Site: http://
E-mail:   mgterrozo@gmail.com
Mensagem  
OI sr.Antonio parece que nao esta muito bem as coisas por ai nao e,
mas se conforme nos aqui tambem fomos atingidos fazem dois dias que chove sem parar a minha cidade ainda esta sobre controle mas a cidade vizinhaPELOTAS esta em baixo dagua,uma calamidade,parece que nosso PAI nao esta contente conosco e esta nos dando provacoes
Eu pessoalmente acho que existe muita falta de AMOR nos coracoes,Falta DEUS as pessoas nao tem mais FE e ai da no que da.
Bem muito obrigada pela bela foto da orquidea e realmente interessante abelhas verdes nunca tinha visto vi pela primeira vez,como e bom essa internete trocamos fotos, bate papos,Poemas
e um pouco de cultura.Bem vinda Internet.
UM BOM FIM DE SEMANA,UM ABRACO EM D.MARLENE,FILHOS,NORA,GENRO e nosso garotinho o LUCAS.
GRACA

   
Nome: Cynthia Andrade
Cidade:  Ouro Preto/MG
Data 2009-01-29
Site: http://www.abcdoamor.com.br
E-mail:   cynthia.abab@gmail.com
Mensagem  
Sardenberb, o arremate do ponto foi fantástico!!! Quanta criatividade! Aliás, o arremate, assim como o alinhavar, é o seu forte. Você "costura" com as mãos de Deus, por isso seus poemas nos emocionam tanto!
Grande abraço,
Cynthia

   
Nome: Dirce Saleh
Cidade: 
Data 2009-01-29
Site: http://www.sardenbergpoesias.com.br
E-mail:   dircesaleh@yahoo.com.br
Mensagem  
Querido poeta,alimento da minh'alma..
Sumimos mesmo,este ano,não sei se é a influencia da crise no mundo; parece que minha alma está em crise também.
Tudo está amargo,até a língua. Não adianta fazer nada.
Será que nossa alma fica na garganta?
Você sabe, "mestre"? Onde fica a alma?
Num momento como esses ,tempos chuvosos... provoca nostalgia mesmo.
Eu prefiro o sol,o vento,a aragem mansa que bate de encontro ao nosso pensamento,nos faz mais alegre e provoca a esperança.
Hoje, até procurei meu médico,para buscar resposta para esse incõmodo que não passa. Ele também não achou nada.Disse que estou bem. Voltei para casa incomodada,não me aliviei como de outras vezes.
A gente é que nem uma máquina,está mal,mas quando chega na frente do especialista nem dá aquelas engasgadinhas,não é verdade?rs
Ainda bem que abri meu PC e vi sua mensagem acompanhada desse poema que faz a gente refletir muitas coisas.
Seus emails sao sempre tão lindos,bem escrito pois sempre trazem em seu conteúdo, algo novo que provoca a vontade de pesquisar, a curiosidade de novas descobertas. Singelos. Com um toque sempre otimista de ver a vida. Provoca a vida ser "viva".Caminhar...
Aquela foto do bem-te-vi já me deixou curiosa à novas descobertas,logo me perguntei: domesticado?
Meu pai amava bem-te-vi.E conseguiu passar de geração a geração seu gosto.Marca.O Lucas com suas roupas,por exemplo, está contaminado,lindo!!!
Agora vem você com essas abelhas esmeraldas, vorazes...Cor da esperança.
Nós, também, estamos vorazes de esperança.Participou do fenômeno Obama?! O mundo está assim,ah coitado!!!Tomara que Deus tenha um puco de complacença com nosso Plneta. E nos abençôe e perdôe tantas desventuras.È... estamos sem norte.Onde vão párar tantos disparates?
Bem ,vou ajudá lo a pesquisar sobre as abelhas ,pelo menos assim,fazemos compainha um ao
outro, para tal explicação.
Agora vamos tomar aquele cafezinho? Oh está docinho do nécta daquela orquidea.É docinho mesmo?
Até...Bjs.Brigadinho,viu?
Oh ,ia me esquecendo, seu poema deixou me alegre,suavemente calma....O Ponto sugere o inicio. O começo,não é? Ah ,esperança...é isto .DirceSaléh



   
Nome: Zena Maciel
Cidade:  Recife
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   zenam@terra.com.br
Mensagem  
Boa noite estimado amigo Sardenberg
É sempre com alegria que recebo seus envios.Este de hoje foi fantástico.Fez -me meditar.Qunata sensibilidade.O que seria do mundo sem vocês poetas?Um verdadeiro tédio.Não tenho a menor dúvida.
Que belo poder de observação tem você.Confesso que a única explicação plausivel em relação a esta abelha é que não é uma abelha.Só poder ser um zangão.Não tenho a menor dúvida que apaixonou-se por esta flor.kkkkkk Tenho certeza que jamais a trocará por nenhuma outra..Também pudera..Belíssima.Digamos que foi um amor a primeira vista..Desculpe a brincadeira,mas não resisti a sua provocação.Apesar de ter nascido em uma fazenda e ter vivido neste universo até os quatros anos, sou um ser urbano.POr isto não sabia lhe explicar de forma lógica este caso da sua bela abelha.kkk
Fico aguardando por novos acontecimentos neste seu mágico e belo jardim.Sorte a sua de poder conviver em contato com a natureza.Deve ser justamente dai que vem a sua inspiração.
Ah! adorei o seu criativo poema e a foto da orquídea.
Quanta a crise,não se estresse tanto...Tudo passa .Até mesmo as marolas...kkk
Deixo com você o meu abraço de eterna gratidão.
Sua amiga Zena

   
Nome: Regina
Cidade:  Santos
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   m.reginao@hotmail.com
Mensagem  
Agradeço sua visita.É sempre com alegria que leio seus recadinhos.Um abraço carinhoso, Regina.

   
Nome: Lisolete Farias Stawinski
Cidade: 
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   lizolete@terra.com.br
Mensagem  

Amigo Poeta Sardenberg

Estive uns dias ausente. Estar com os filhos é sempre uma alegria.O nosso neto, com 17 anos, será sempre a nossa criança.
Ao chegar, encontrei o Lucas vestido de Vovô. Que riqueza de lembrança. A orquídia pendurada na mangueira deve ser muito rara. Lindíssima. A sua cor é deslumbrante. Bem-te-vi, bem-te-vi.
Cuidado com os garotos espertos de São Fidélis.
Aqui no sul, também tem havido muitas cheias, com mortes e desolação. Pobre povo!
O calor está insuportável. Em nossa região não tem havido muitas chuvas.
Receber as tuas poesias é sempre
prazeroso.
Vamos enfrentar todas as crises, amigo. Um abração a todos e o meu carinho sempre terno.
Lisolete

   
Nome: Hilda Persiani de Oliveira
Cidade:  Curitiba - Pr.
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   hildaeclenio@terra.com.br
Mensagem  
Agradeço as flores da bela formatação da Rita e gostei muito do Ponto que achei, mais uma de suas abençoadas inspirações. Um carinhoso abraço, da Hilda

   
Nome: Rute Seubert
Cidade: 
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   rute.seubert@gmail.com
Mensagem  
A doce amigo Poeta você me emociona a cada vez que abro um e-mail seu. Adorei o Poema -PONTO- e concordo quando diz - Mulher feia e sem capricho corre o risco de empacar.
Como diz um velho ditado quem foi Rei jamais perde a majestade. E... você lindo e amado poeta é um verdadeiro REI.
Parabéns por esta linda alma.Deus o proteja sempre.
Carinhos Rute



   
Nome: Rute Seubert
Cidade: 
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   rute.seubert@gmail.com
Mensagem  
A doce amigo Poeta você me emociona a cada vez que abro um e-mail seu.Adorei o Poema -PONTO- e concordo - Mulher feia e sem capricho corre o risco de empacar

   
Nome: Maria Granzoto
Cidade:  Arapongas (PR)
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   granzoto@globo.com
Mensagem  
Boa tarde, grande amigo e poeta Sardenberg! Realmente, em tempos difíceis, você não foge à regra! O poema “Ponto” é mais uma produção que enriquece o mundo da literatura contemporânea, quer pela construção, quer pela leitura imagética que nos proporciona e aí reside o desafio ao leitor: conseguir ler o mundo de imagens ocultas nas palavras tão criativamente tecidas, nos ajuda a entender melhor assuntos que nos são colocados no cotidiano, tornando-nos mais questionadores, pois é importante na educação de um povo tentar circular nesse meio imagético que nos é posto. Ler, apenas, não basta. Esse poema traz à lembrança a contribuição de Cassirer: "Não estando mais num universo meramente físico, o homem vive em um universo simbólico... Logo, em vez de definir o homem como animal rationale, deveríamos defini-lo como animal symbolicum." (1994, p.48-50).Não pretendo abordar a construção “física” do poema, mas aquilo que nele está intrínseco, sob o meu ponto de vista, embora não possa deixar as belas metáforas, as ricas aliterações e o inusitado vocabulário ( a escolha perfeita das palavras ) de lado. “Ponto“ pode ser visto sob o ponto de vista antropológico, por exemplo. Turner afirma que “um único símbolo, de fato, representa muitas coisas ao mesmo tempo, é multívoco e não unívoco. Seus referentes não são todos da mesma ordem lógica, e sim tirados de muitos campos da experiência social e de avaliação ética. Finalmente, os referentes tendem a aglutinar-se em torno de pólos semânticos opostos. Num pólo, as referentes (sic!) são feitas a fatos sociais e morais; no outro, a fatos fisiológicos” Quem, durante a sua existência, já encontrou “a ponta do ponto”? E quantos encontraram o ponto, mas não conseguem ver a ponta? Vejamos a primeira estrofe: “O ponto que se ponteia/Na ponta de um ponto só/Não prende o laço da peia/Nem ata o laço do nó.” O ponto é reflexivo? Ou alguém o ponteia? Pode um ponto ter uma única ponta? Se assim o for não conseguirá formar a peia, isto é, colocar a trava para impedir o prosseguimento da ação, ou açoitar o objetivo da mesma. Não conseguirá o “basta” pretendido. Podemos ainda entender por peia qualquer efeito ou sintoma desagradável sentido pelo sujeito. E que leitura fazer do ponto? Basta apelar para a filologia! E não é nada simples! A título de ilustração: ponto: picada ou furo feito com agulha enfiada em linho, seda, algodão, etc. || Obra de costura. || Apanhado que se faz em uma malha ou buraco da meia que se rompe, ou em pano para tapar algum buraco. || Sinal ou mancha semelhante ao que deixa uma picada de agulha; mancha pequena arredondada || Pedaço de emplasto adesivo que se aplica sobre uma ferida para unir a pele e estancar o sangue, também chamado ponto falso. || (Constr.) Relação entre a altura e a largura do vão de um telhado. || Cone de aço, que entra no cabeçalho fixo do torno, marcando o centro do movimento. || (Carp.) Ferragem, em que se movem as portas dos móveis. || Nas antigas medidas a duodécima parte de uma linha (2 decimilímetros). || (Tecn.) Cada um dos espaços iguais em que está dividida a craveira do luveiro e do sapateiro|| (Tipogr.) A duodécima parte do cícero ou da paica, equivalente a 0, 376 mm no sistema Didot ou a 0, 3527 mm no sistema americano. [Regula a grandeza dos caracteres tipográficos e material branco para entrelinhas, paginação, etc.] || Grau ou furo de uma medida, de uma escala (fís. e mor ( Fil. Elís. ) || (Geom.) A grandeza considerada, por abstração, sem dimensão alguma. || Limite ou interseção de linhas. || (Náut.) Cálculo de latitude e de longitude que determina o lugar do globo em que se acha o navio. || (bpt.) Encontro de duas linhas formando ângulo e donde partem, se refletem ou se refrangem os raios de luz: Ponto de refração; ponto de reflexão. || (Pint.) Modo por que o pintor representa a distância relativa das figuras. || (Mús.) Sinal que colocado depois de uma nota aumenta metade do seu valor. || Cada uma das pequenas travessas ou filetes de metal que estão fixos no braço de alguns instrumentos de cordas, para indicar a distância de umas notas às outras. || O intervalo que vai de um destes filetes ao imediato. || Sinal ortográfico que se coloca sobre o i e sobre o j. || Cada uma das pintas das faces dos dados e das cartas de jogar, dentre outros tantos. Mas aqui vou dar um ponto. Portanto, o ponto estará aonde o quisermos colocar... Na segunda estrofe temos:” Passarinho que não trina/Fica triste sem cantar,/Mulher de cintura fina/Faz o homem suspirar.” Nunca vi um pássaro que não trine, exceto se estiver morto ou doente! E a cintura fina para a mulher e para o homem tem significados diferentes: o vestuário é um canal de comunicação aceito por todos; até os que lhe dão pouca importância estão comunicando algo. Entendemos que ele pode também ser compreendido como uma representação da identidade. Dessa forma, assim como o nome próprio, ele por um lado nos diferencia, marca a nossa individualidade, e, por outro, nos iguala e nos confunde no grupo.A história da “cintura fina”, também chamada de cintura de pilão, está ligada à moda através dos tempos. Uma vez, Luiz XIV afirmou que “a moda é o espelho da história”. Com certeza, não podemos negar. Conforme alteram os cenários do nosso mundo, a moda muda. Não há nada que esteja acontecendo hoje que não possa estar influenciando a maneira das pessoas se vestirem. Assim, a cintura fina, em determinada época, era o PONTO de atração na mulher. E tem a ver com a história dos fios. Basta pesquisar... “A lixa que vira lixo/Não serve mais pra lixar,/Burro velho sem rabicho,/Mulher feia sem capricho,/Corre o risco de empacar.” Que beleza de aliteração! É quase um cochicho, uma confidência. E novamente, as imagens, a sinestesia... Ouço o barulho da lixa, polindo, tentando melhorar o objeto da ação. O rabicho é um artefato feito em couro colocado debaixo do rabo do cavalo e ligado ao arreio para que o arreio não vá para o pescoço do cavalo e o mesmo não empaque, isto é, não fique parado. Assim é a mulher descuidada de seu visual interno ( sentimentos ) e externo ( físico ). Ficará “encalhada” para o resto dos seus dias! Pode ser usado também no sentido figurado, como uma pessoa que não larga a outro, aquela pessoa inconveniente, que “não larga do seu pé”! Passei por duas experiências semelhantes e, sinceramente, não desejo a ninguém! E a semântica nos leva ainda ao “enrabichar”, que possui outro sentido... “Tronco que vira tronqueira/Não deixa ninguém passar,/Cria que vem de parteira/Já nasce querendo andar”. Outro ponto desafiador da mensagem de hoje foi essa foto das abelhas verdes, sugando o néctar ( será?) das belíssimas orquídeas arraigadas na mangueira! Uff! Passei quase o dia todo buscando informações sobre as mesmas, tendo em vista que não são comuns. Daí, o que encontrei foi um trabalho de pesquisa coordenado por Maria Cristina Gaglianone, que contou com a colaboração do pesquisador João Marcelo Braga, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e de estudantes da Uenf. Foi realizado através de amostragens padronizadas voltadas para abelhas visitantes florais de todas as plantas em florescimento na região ao longo do ano de 2003 e de amostragens em plantas específicas nos anos de 2004 a 2006. Abelhas e plantas melitófilas em áreas de restinga no Norte Fluminense estudou ainda abelhas da tribo Euglossini, já que elas são um grupo chave em diversos ecossistemas, tanto por sua importância na polinização de espécies vegetais quanto como indicadores de qualidade ambiental. "Os machos têm necessidades específicas de odores florais, que servem como recursos para comportamentos de cópula; assim, com o objetivo de buscar estes recursos eles acabam carregando o pólen entre as flores", explica a pesquisadora. "Esta relação de polinização foi descrita inicialmente entre as abelhas Euglossini e orquídeas. Por isso estes insetos são popularmente chamados de abelhas-de-orquídeas e facilmente identificados pelo brilho metálico presente em grande parte das espécies", diz. Da tribo Euglossini, a bióloga lembra que a pesquisa registrou as espécies Eulaema nigrita e Euglossa cordata, comuns em áreas abertas e urbanas, além de Eufriesea surinamensis e Eufriesea smaragdina, encontradas em menor número. Outro grupo importante de abelhas são as Augochlorini, de tamanho entre pequeno a médio, tonalidade verde metálica, e também bastante comuns na restinga. "Elas visitam vários tipos de flores em busca de néctar e pólen e são potenciais polinizadoras de plantas diversas, como a aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) e a palmeirinha-da-praia (Allagoptera arenaria)", explica a pesquisadora. E agora? Seriam elas da tribo Euglossini ou da Augochlorini? Sou mais pela primeira, mas sem embasamento científico! Viu? Quem ficou “louquinha para encontrar”, fui eu! Nem deu tempo de saborear o cafezinho! Ah, obrigada pelas flores e pela música! Abraços! Maria Granzoto.

   
Nome: Maria de Fatima Lopes Marcelo
Cidade:  Sorocaba
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   tailocarlos@hotmail.com
Mensagem  
Bom dia amigo. Ainda existem lugares onde o silêncio é quebrado pelo barulho de uma folha que cai na correnteza do riacho e vai embora,transformar-se em nova VIDA...Ainda existem lugares onde é possivel colher a áqua na palma da mão e beber...áqua,simplismente áqua...Existem lugares onde a VIDA corre,navega,flutua.Alquns são assim,onde DEUS descansa...

   
Nome: Salete
Cidade:  Rio
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   salemendes@yahoo.com.br
Mensagem  
Doce Poeta! Que lindo o seu poema inédito Ponto, e que foto gostosa de se ver. É sempre um grande prazer receber suas mensagens. O dia fica mais colorido e muito mais poético. Muito obrigada pelo carinho de sempre. Beijos agradecidos da Salete

   
Nome: Hilda Darbelly
Cidade:  Rio de Janeiro
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   darbelly2000@yahoo.com.br
Mensagem  
Querido poeta Sardenberg, que dia maravilhoso hoje recebendo o seu e-mail com esse poema maravavilhoso acompanhado dessa foto linda da natureza que com carinho cultivas em seu jardim, e novamente poder desfrutar do bom gosto de Ritinha Bello. Viva a vida e "PONTO" final.
Um beijo
Hilda Darbelly

   
Nome: Teresa Coelho
Cidade:  Portugal Lisboa Amadora
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   tcoelho.gatape@reic.pt
Mensagem  
Que aconchegante é chegar ao emprego ligar o computador e abril o Outlook e ver os seus poemas maravilhosos que entram na minha alma e aquece-me o meu espirito e levanta o meu Ego, e estas imagens lindas iluminam minha vista, em enorme Xi-Coração recheado e coberto de muita ternura e o meu humilde obrigada, teresa

   
Nome:
Cidade:  Garanhuns-PE
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   erikapoetisa@hotmail.com
Mensagem  
Venho engatinhar mais uma vez por
entre os dedos dos versos,e agradecer as orquídeas recheadas de abelhas.O poema ponto,me fez lembrar um quintal enfeitado de verde ,onde canta passaros toda manhã, e o fim da tarde a lua se esconde por detraz de um cafezal.Abraço na alma,Delicadamente,Érika Renata.

   
Nome: MARIA CRISTINA/LOBAMALUNAc
Cidade:  CHILE
Data 2009-01-29
Site: http://lobamaluna.angelfire.com/mapa.htm
E-mail:   moon.mariacristin.mariacriss@gmail.com
Mensagem  
POETA, VEO QUE HAS ENCONTRADO LOS VERSOS QUE VOLABAN EN EL AIRE Y JUGUETEABAN EN TU ALMA.
UN ABRQAZO.

   
Nome: Ruth Olinda Gentil Sivieri
Cidade:  Esmeraldas - ( Grande BH)
Data 2009-01-29
Site: http://www.ruthgentilsivieri.prosaeverso.net/
E-mail:   gsivieri@terra.com.br
Mensagem  
Amigo Sardenberg,

Novamente passando em sua casa para uma visita, reler os seus poemas e agradecer pelas lindas mensagens. Sobre a abelha, dei uma pesquisada, mas não saberia dizer-lhe a espécie.
Seu poema O PONTO, gostei mais da última estrofe, por isso segue uma sugestação para o final:

Do ponto que já foi dado
Não precisa arrematar
É só ter muito cuidado
Pra linha não arrebentar.

Abraços fraternos


   
Nome:
Cidade: 
Data 2009-01-29
Site: http://
E-mail:   rcassiateixeira@oi.com.br
Mensagem  
Boa noite Poeta!
Parabéns amigo!

Obrigada pela linda foto, onde uma abelha de cor verde metálico aparece em sua orquídea...
O poema Ponto faz o complemento ...vai uma ligeira explicação sobre suas belas e diferentes abelhas:


A família Halictidae é uma das mais diversificadas no Brasil. Abelhas desta família apresentam brilho metálico verde, azul, avermelhado ou mesmo negro. Possuem diferentes níveis de sociabilidade que vão do solitário ao subsocial. A tribo Augochlorini está bem representada nas áreas de floresta tropicais, possui sua maior diversidade no sul do Brasil e Argentina. Como exemplos de espécies de Halictidae bastante comuns e bem distribuídas nas regiões sul e sudeste do Brasil podemos citar: Augohlora amphitrite, A. semiramis, Augohlorella ephyra, Augochloropsis cupreola, A. cleopatra, A. sparsilis, Dialictus opacus, Pseudagapostemon pruinosus, Pseudaugochloropsis graminea, Neocorynura oiospermi, entre outros.
Acho que não resta nenhuma dúvida, não é mosca..é abelha...
Boa noite!
Obrigada!
Rita de Cássia

   
Nome: Hildebrando Lamberti
Cidade: 
Data 2009-01-28
Site: http://
E-mail:   h.lamberti@gmail.com
Mensagem  
Caro poeta Sardenberg,
Estou impedido de envios em virtude da limitação de e-mail imposta pelo provedor gmail, tenho recebido as fotos enviadas do Lucas ficaram maravilhosas, recebi uma nota que amanhã estará sendo liberado 100 mensagens pelo gmail, se isso acontecer vou normalizar a todos os meus envios.
Aproveito para enviar saudações
Hildebrando.

   
Nome: Mar ia de Fatima Lopes Marcelo
Cidade:  Sorocaba
Data 2009-01-28
Site: http://
E-mail:   tailocarlos@hotmail.com
Mensagem  
boa noite AMIGO...adoro seus poemas.obrigado por vc existir...

   
Nome: Maria Granzoto
Cidade:  Arapongas (PR)
Data 2009-01-28
Site: http://
E-mail:   granzoto@globo.com
Mensagem  
Olá, Antonio Manoel! Espero que todos estejam bem! Hoje, novamente, passei pelo site, reli vários de seus poemas e parei em “Apoteose”, que traz versos que tem o peso de uma lágrima e a fragilidade dos sentimentos do ser humano. É a apoteose do sentimento do mundo e a celebração do “eu” cercado deste: “Na bruma densa de um mar revolto,/Em manhã fria de um inverno intenso,/Sinto um medo aprisionado e envolto/Na cena fria de um terror imenso.” É um verdadeiro “ discurso” sobre a alma aprendendo a ler a natureza criada por Deus e por Ele, apenas por Ele, controlada. Diz o segundo quarteto: “As ondas fortes entram pela praia/Lambendo a areia fina e cristalina, /A espuma branca vem beijar a saia/Já desbotada da pobre menina.”O homem possuidor da natureza, o homem cúmplice da Terra e solidário com ela, é um ser que se recusa à solidão entre as coisas inertes, num mundo dessacralizado, e se dispõe a hospedar outras figuras e entidades que rompam seu isolamento.A essa apoteose da natureza se junta a apoteose dos homens, erguida sobre o chão encharcado de desigualdades, sobre as pirâmides de fome e miséria que permeiam o nosso vasto “ mar “ brasileiro...” Do céu pesado com nuvens escuras/Faíscam raios, vem as trovoadas,/As gaivotas fogem em revoadas...” O supremo encanto da vida está em ser ela nova a cada instante. Que encanto maior se haveria de esperar? Inspiração ardente do poeta como uma labareda que tremula, cresce se transforma em relâmpago e tempestade, se espraia, ondula como um feixe de luzes se precipita em clarão, se alonga, cresce se apaga no horizonte e morre em branca espuma, ainda incandescente e palpitante. Assim é “Apoteose”! “E os meus olhos saem à procura/Do Criador, o nosso Deus Supremo,/Na apoteose de um pavor extremo!” Versos que parecem demonstrar que um indivíduo é o que conta, e que sua individualidade é de um espírito livre, que serve de insumo para a liberdade interior de cada um, ainda que amedrontado pelo mau comportamento do gigante de sal. Nenhum sal e nem o mar inteiro poderá lavar essa paisagem do pavor.O momento emotivo de que a palavra foi apenas o esplendor e o eco; recriar o cenário, a comunicação psíquica que produziram a tempestade, a explosão dos céus que o poeta foi apenas o prolongamento e a centelha. Uma verdadeira criação apoteótica! Belo! Maravilhoso!Estou com saudade! Maria Granzoto.

   
Nome: Rita Maria
Cidade: 
Data 2009-01-28
Site: http://
E-mail:   ritamnascimento@yahoo.com.br
Mensagem  


Bom Dia Gente Boa,

Ás vezes eu venho aquí rapidinho para agradecer a visita de vocês ao meu e-mail, porém estive de férias e andei meio sumida, agora que estou de volta e espero recebê-los sempre com novidades ou com antiguidades que para mim serão consideradas novidades porque ainda desconheço... Obviamente! rsrs.

Um grande beijo e diga a Teca Miranda que ainda não recebí a resposta dela ao e-mail que enviei ontem.

Rita

   
Nome:
Cidade: 
Data 2009-01-27
Site: http://
E-mail:   rcassiateixeira@oi.com.br
Mensagem  
Queridíssimo Poeta!

Quanta beleza estava escondida nesta mensagem...só hoje estou tendo tempo de abrir meus e-mails...porque fiquei passeando por uns 30 dias depois da enchente brava que inundou minha querida Pádua...dei um tempo..como se diz...mas a chuva insiste em se fazer presente...agora abrindo minhas mesnsagens vi a MARAVILHA ..que fofurinha, seu netinho de vô...lindinho..lindinho...fazendo uma prévia de seu provável destino "Poetar"...acho que brevemente vou tomar um suquinho neste lindo jardim encantado...há também os bem-te-vis..que amo tanto, por se fazer entender..adoro! E as orquídeas lilás...vc é um Rei..amigo!!
Obrigada por participar deste momento lindo!
Abração e beijos no Lucas!
Boa noite!
Rita de Cássia

   

Voltar 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 Próxima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada livro do nosso acervo contém 1.500 comentários de amigos e poetas do mundo inteiro.

 

 

Voltar