Um final de semana maravilhoso.

Quando recebi o convite, pensei: este encontro eu não perco, porque o I Encontro não foi possível por motivo de trabalho. Que bom que não o perdi. Tudo deu certo, tudo se encaixou direitinho.

A viagem de ida foi tranqüila e chegando à rodoviária de Juiz de Fora, a Tetê já estava me esperando juntamente com a Marilda Conceição e Nídia Vargas que haviam chegado do Rio pouco antes.

Logo depois a Rita Bello e a Glória Guedes chegaram para me buscar e fomos direto para a pousada. Parecia que eu já as conhecia há anos.

Chegando lá, conheci o Hildebrando, pessoa especial. Logo depois chegaram: Sardenberg, Marlene e Nelma. Outra alegria. Até que em fim, pude conhecer o anfitrião e dono do site Alma de Poeta.

Ficamos conversando no hall social até que o almoço saísse. Uma comida deliciosa. E aos poucos foram chegando outras pessoas, e a festa foi animando.

Foi bom ser uma das primeiras a chegar, porque fui conhecendo as pessoas aos poucos e pude "degustar" a companhia de cada uma delas.

A chegada da turma que veio do Rio, foi outra festa. Muita gente boa, muitos abraços, sorrisos, palavras de carinho.

À noite ficamos no hall social, cantando ao som dos violões do Luis Poeta e do Bellinho. Ouvimos a voz delicada e afinada da Gracinha, esposa do Herculano.

Já era madrugada quando fomos dormir, com o pesar de interromper aquele encontro fortuito.

No sábado pela manhã, sol brilhando, dia lindo, quando cheguei ao refeitório pude encontrar todas aquelas pessoas animadas e sorridentes esperando para visitarmos os pontos turísticos de Juiz de fora. Aquele amanhecer foi realmente o prelúdio de um bom dia!

Entramos no ônibus da Prefeitura, com dois jovens estudantes de Turismo que Levar-nos-ia a conhecer um pouco de Juiz de Fora. Já no mirante da cidade, o vento tão forte quanto o sol, pudemos registrar em fotos toda a beleza da cidade, vista de cima e tomar uma água de coco geladinha.

Em seguida fomos visitar o Museu Mariano Procópio e conhecer mais um pouco da nossa história do tempo do Brasil Império.

De volta à pousada, encontramos outras pessoas que haviam chegado e mais abraços, sorrisos e mais descobertas de pessoas maravilhosas.

O almoço aconteceu em clima de alegria e confraternização, com o anfitrião Sardenberg passando por todas as mesas distribuindo atenção e simpatia.

Fomos descansar e por volta das 20 horas, as pessoas começaram a se reunir novamente no hall social para descer ao salão para o coquetel. Todo mundo muito bonito e elegante.

O salão todo decorado em tons de verde e branco foi enchendo aos poucos e todos conversavam e queriam registrar em fotos as pessoas maravilhosas que conhecemos ou revimos. Logo alguns casais tomaram o salão.

O Bellinho, com o bom humor que lhe é peculiar, chegou fantasiado de Policial Federal e com o carro com símbolo da policia e sirene no teto.

Quem não esteve por lá, não pode imaginar, a energia positiva que foi trocada neste encontro.

Sardenberg foi homenageado pela União Brasileira de Trovadores do RJ, através da Maria Nascimento e seu marido. Ganhou uma coroa do Hildebrando, uma brincadeira entre amigos, e presente da família Bello. A Rita também foi homenageada e presenteada.

Logo após as homenagens, todos nos enfeitamos com óculos divertidos, anteninhas e pulseiras de néon e fomos para o salão dançar twist. A família Bello foi um caso a parte. Todos se enfeitaram com perucas coloridas e divertidas e a festa ganhou um brilho especial.

Cantamos "Parabéns a você" para o site. Sardenberg, Marlene Sardenberg e Laïs cortaram o bolo e continuamos dançando até a madrugada chegar.

As pessoas foram saindo aos poucos e as despedidas, apesar da vontade de continuarmos juntos, foram alegre, com troca de e-mail, número de telefones, com a promessa de que no próximo ano estaremos juntos novamente.

Ainda fiquei até mais tarde no hall social com o Gilberto Vaz, Hildebrando, Sardenberg e logo depois a Rita juntou-se a nós. Mas já era hora de tomar um banho e descansar para pegar a estrada de volta na manhã seguinte.

Na manhã do dia 07, levantei cedo, pois sairia às 8 horas juntamente com a Ione Bello de volta à Belo Horizonte. Por isso, encontrei poucas pessoas, mas num gesto de extremo carinho, a Ilka Vieira saiu do quarto ainda de pijama e veio até mim, dizendo que levantou cedo só para me dar outro abraço. Foi ou não foi algo mágico e especial?

Algumas pessoas me disseram que foi um ato de "coragem" viajar sozinha para participar de um encontro onde não conhecia ninguém pessoalmente, e nem poeta eu sou. Mas confesso que foi uma das melhores experiências que vivi. Fui recebida com carinho por todos, fiz amigos maravilhosos, conheci pessoas especiais e voltei feliz, alegre e carregada de muita energia positiva.

Obrigada a todas as pessoas que me proporcionaram um final de semana inesquecível.