APRESENTAÇÃO


Artífice do verso

Sempre fui um amante da poesia. Leio poemas desde menino. Entendo que a poesia é a mais pura forma literária de expressão do sentimento humano.

O nosso país é pródigo em tudo que diz respeito às artes, sendo um celeiro de poetas de primeira grandeza. Certamente já li quase todos, desde os partidários da escola parnasiana até os adeptos do modernismo, que não são poucos.

Poderia escalar aqui uma verdadeira seleção de grandes poetas, fenômenos de nossa literatura, artífices incontestes do que há de melhor entre os melhores do mundo. Nomeá-los seria muito arriscado, pois certamente cometeria injustiça.

Mas confesso que somente há pouco mais de ano conheci um dos maiores de todos os poetas, na minha opinião - José Antonio Jacob.

É difícil compreender como ele consegue tirar de dentro de sua alma e colocar no papel sentimentos
tão profundos e sublimes. Só um homem iluminado pode escrever o que ele escreve. Sonetista incomparável, de sensibilidade ímpar, excepcional, faz magia com as palavras, brinca com elas com a maior naturalidade, como se estivesse brincando com uma bola de futebol.

Se tivesse que escalar o time de poetas de todos os tempos, o meu time teria o José Antonio Jacob e mais dez. E digo isso com a maior convicção, pois tenho absoluta certeza de que aqueles que tiverem a oportunidade de ler o seu trabalho irão concordar comigo; mesmo que não o considerem o maior, certamente irão escalá-lo na seleção canarinho de poetas.

Já li quase todo o trabalho do Jacob e não canso de relê-lo. A cada leitura mais impressionado fico com a beleza de sua obra.

Devo salientar que essa opinião não é só minha, vários escritores que também leram o Jacob concordaram plenamente comigo. Jacob é um poeta extraordinário, um escritor de primeira grandeza, um craque da literatura com todas as letras.

Antonio Manoel Abreu Sardenberg
Site: Alma de Poeta – Indicado pela UNESCO

- 04 -

- 03 -

http://www.avbl.com.br