Caríssimo Poeta e amigo Antonio Manoel Abreu Sardenberg e competente Web designer e queridíssima amiga Rita Belo,
 

 

 

Hoje o Site Alma de Poeta completa sete anos. Este é um dia de alegria e vitória de um projeto, que tanto tem feito pela cultura literária de nosso país, e viabilizado tantos laços sólidos de amizades entre poetas, artistas de todos os gêneros da arte, escritores, professores, leitores (as) de várias regiões do Brasil e do exterior. O Site Alma de Poeta tem o privilégio de ser reconhecido pela UNESCO e, principalmente, o de ter apoiado a descoberta e divulgação de tantos talentos brilhantes na área literária. Isto é motivo de glórias!

Tive o privilégio e a honra de estar presente em todos os momentos, em que comemoramos o aniversário do Site Alma de Poeta, como convidada, como escritora de retrospectiva de encontro, como poeta infantil amadora, e principalmente como leitora e apreciadora do projeto. Já tive também o privilégio de ter entrevistado em minha Coluna Visão Cultural do Jornal On line www.macanews.com.br, que pertence hoje a Rede RJNews, o Poeta Sardenberg e a Webdesigner Rita Bello. Uma honra, prazer e alegria incomensuráveis!

Mas na data de hoje tenho um sentimento de tristeza misturado com esta alegria pelo aniversário do Site Alma de Poeta, devido à perda de alguns amigos queridos, que nos acompanhavam nesta caminhada, como o Dr. José Roberto, esposo amado da Poetisa Margot de Freitas, e recentemente, o Cartunista do Jornal Tribuna de Minas, e irmão de Rita, José Bello da Silva Júnior, o nosso irreverente Bellinho. Perdas insubstituíveis na família Alma de Poeta! Registro também, com a permissão dos amigos, a perda da Museóloga do Museu do Homem do Nordeste e Fundadora do Fórum dos Museus de Pernambuco, Marilene Rubim Gonçalves Dias, uma grande ativista cultural brasileira! Marilene, além de minha irmã, era uma grande parceira cultural, e todos vocês sabem que fiquei bastante afastada do Site, de minhas colunas dos jornais e da vida social, depois de sua partida.

Mas a vida retoma agora o seu curso e divido com vocês a alegria de estar voltando, por opção pessoal, a trabalhar em minha cidade natal, Conceição de Macabu, como Professora de Psicologia e Práticas Pedagógicas, e estudando a possibilidade de aceitar o convite, devido a minha agenda de trabalho em Macaé, para ser também Coordenadora Pedagógica, do Colégio Estadual Tobias Tostes Machado. O fato curioso é que iniciei a minha carreira profissional como Professora destas disciplinas no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho- IEPIC em Niterói. Vou fazer um retorno ao passado em vários sentidos... Mas sinceramente penso, que depois de ter morado em quase todas as capitais do Brasil e ter do ajudado a construir projetos de educação e cultura em Niterói, Rio das Ostras e Macaé e outras cidades, acredito que está na hora de ajudar a minha cidade, aquela que é responsável por eu ser quem eu sou, pois foi lá que dei os primeiros passos e aprendi a ter ética, cidadania, respeito pelo outro e gosto pela arte. Macabu é uma cidade de pessoas inigualáveis em termos educacionais e culturais! Conto com todos vocês para participarem de projetos literários, que pretendo organizar por lá e da luta por uma Faculdade para a nossa cidade. Luta que estou começando a abraçar agora, mas vocês que me conhecem sabem, que quando abraço uma causa justa a vitória é o foco! Foi assim com o Forte Marechal Hermes, que seria desativado pelo Governo Federal, e será assim com uma Faculdade para Macabu! Tenho certeza de que terei o apoio de vocês, meus valorosos e competentes amigos, e dos deputados estaduais e federais, que são da região! Aproveito também a oportunidade para convidá-los para a festa de 60 anos da cidade em 08/12/2012. Participarei como Escritora convidada do Historiador, escritor e pesquisador regional Marcelo Abreu Gomes do seu próximo livro, que resgata a história da cidade, em homenagem pelo seu aniversário.

Mas voltando ao nosso amado site, registro com saudades os nossos vários encantadores encontros de alegrias e festas, desejando que um dia possamos resgatar esta alegria, que perdemos um pouco pelo caminho e nos reencontrarmos novamente.
Hoje o poeta querido já é vovô, um vovô "coruja" e dedicadíssimo aos amados netinhos. O tempo passa, mas os amigos verdadeiros ficam para sempre e quando partem....ficam no coração, pois a saudade é o amor que fica. E por isto estou aqui para dizer, que a minha amizade é eterna, assim como o meu amor por todos vocês.

Parabéns Poeta Sardenberg pelas lindas poesias e o belo investimento de cultura neste Site! Você é um exemplo no Brasil, ilustre amigo! Parabéns Rita, pelo incomparável trabalho de web designer! Parabéns Poetas e escritores, que participam dos projetos culturais do Site Alma de Poeta! Vocês todos são dignos de honras e aplausos!

Com o meu carinho e apreciação pelos seus maravilhosos trabalhos literários e por este projeto inigualável em competência, formato e investimento de amor.
 

 

Saudações culturais e festivas!

Nelma Rubim Gonçalves Dias



Colunista de cultura dos jornais RJ News
Colunista de Saúde do Jornal A Voz do Servidor da SEMAD da Prefeitura Municipal de Macaé

 

 

 

Mensagen

 

 

 

Caros amigos e queridas amigas

 

 

Dezenove de Agosto de dois mil e onze, depois de Cristo, "ALMA DE POETA" o site da "FELICIDADE" - www.sardebengpoesias.com.br - completa sete anos de existência e não tem do que reclamar. Continua na liderança como a rede poética mais utilizada pelos literários de todos os cantos e leitores de diversas regiões do país e também do exterior, com textos, contos, poemas e crônicas de inúmeros escritores. Reconhecido pela UNESCO, dedica suas atividades em prol da literatura Brasileira. Sua atuação não se restringe apenas num estado, mas também em outros países.

Nesses sete anos, manteve seu grande sucesso, com vários encontros, festividades e projetos, sempre alcançando resultados positivos. Seu trunfo de rede é ser justamente um retrato poético e social da literatura brasileira. Posso dizer que atingiu o mesmo público que o da "novela das nove" (risos).

Nascido em 2004, na cidade poema de "São Fidélis" com a ajuda da competente webdesigner Rita Bello, nosso poeta rei AMAS, proclamava um antigo adágio popular que diz "de poeta e de louco todos nós temos um pouco". Foi nessa fase que, estimulado por sua amiga Rita Bello iniciou o seu site "ALMA DE POETA" encontrando em todos os seus amigos e colaboradores corações sensíveis. Com o brilho de olhar feliz, enriqueceu nossas almas com um tesouro poético chamado "AMIZADE".

E é em nome de nossa amizade, que eu venho declarar, "VOCÊ É ESPECIAL MEU AMIGO SARDENBERG"

Você lembra o que disse o poeta Milton Nascimento em 2005, primeiro ano do site?
"Amigo foi feito para se guardar no lado esquerdo do peito, dentro do coração" Você Antônio Manoel é mais do que isso, é para se guardar na alma, no corpo e na memória, a chaves fechadas.
Lembra-se também do poema Brisa, feito para sua amada esposa Marlene, no dia dos namorados do ano 2003, dedicado à mãe de seus filhos Matheus e Andrezza, recordação pura de carinho, amor e ternura?

Em 2006, nos dias 19 e 20 de agosto, com a participação do inigualável sonetista José Antonio Jacob , da webdesigner Rita Bello, Margot de Freitas Santos, Teca Miranda, Gilson Campos e muitos outros poetas e amigos, do Brasil e do Exterior, deu-se o primeiro encantado encontro do site, fruto de um carinho desmedido, como disse a Professora Maria Granzoto de Arapongas e pode-se ler em sua pagina Sonho Virtual e Magia Real.

Hospedado no receptivo Hotel Solar da cidade poema "São Fidélis" com minha deusa Ivanet e meus amigos Vicente e Alice Bertolucci, fomos por você recebidos de braços abertos, iniciando-se uma afinidade amiga de raro esplendor. Confesso que no lauto almoço, tive um dos melhores momentos de minha vida, com um bolo surpresa, comprado às pressas para comemorar vosso niver. Cortada a primeira fatia ao som de Parabéns a Você, entoado por todos com uma perfeita afinação, a comemoração estendeu-se até tarde. Indelevelmente permanecerá em cada um nós para sempre, o abraço de feliz aniversário. Foi um dos mais calorosos por mim recebido. Como a Granzoto descreveu foi um ENCONTRO DE ALMAS E CORAÇÕES, quiçá seja um milagre que possa se repetir.


Dia 06 de Outubro de 2007 em Juiz de Fora no terceiro aniversário do site deu-se o segundo encontro, onde todos se conheceram ainda mais. Quanta saudade de tudo e todos. Mostramos que somos corações, e não máquinas. Gente de alma que chora, ri, e ama. Na despedida trocas de abraços com afeto, acenos de adeus. Foi um momento emotivo para alguns que até deixaram escapar lágrimas.

Setembro de 2008, reunião em Juiz de Fora. Valeu a pena! Foi mais que um encontro, o terceiro na ordem numérica. Lembro-me como se fosse agora de suas palavras Sardenberg, de um ditado popular: "Quem semeia ventos colhe tempestades" eu semeei poesias e colhi amizades. Realmente caro amigo, todos ganharam amizades, como a vossa que vale por mil e uma. Cabe ressaltar uma expressão do poeta Mauro Lúcio Starling, "Só encontrei almas que não foram pequenas". Tivemos na ocasião o privilégio de conhecer a nobreza da poetisa Hilda Persiani. Um desejo na despedida "Até o próximo encontro, se Deus quiser!" 12 de Setembro de 2008.

2009 e 2010 - Contingências e atribulações diversas, impossibilitaram novos encontros. Grandes acontecimentos aconteceram, colocando a poesia em nossos olhos, em nossos ouvidos, mais exatamente em nossos corações.
Fatos como:


*Nascimento do herdeiro do site Alma de Poeta, o menino Lucas em 10/03/08, às 18:00horas, na Maternidade Lilian Neves, em Campos dos Goytacazes, seu netinho, que provavelmente herdará o propósito de semear poesia por esse mundo afora e construir pontes de amizades verdadeiras.

*Comemoração em 2009 dos 200 anos de história e de fé da igreja Matriz de São Fidelis,

*Primeiro encontro Nacional de Poesia de São Fidélis - RJ, com a premiação de 1º lugar ao querido Luiz Gilberto de Barros (Luis Poeta), com o poema "Ao mais antigo cidadão de São Fidélis".

*As inúmeras divertidas mensagens do "Cafezinho do Sardenberg".

Paro por aqui, pois se fosse falar tudo o que desejo, poderia levar um mês.

Eu escrevi tudo isso, porque não acredito numa amizade que não seja total, de todos os instantes e para todo o bem...


 

 

Seu amigo

Hildebrando Lamberti

 

São Paulo/SP

 

 

 

ss

 

 

 

Prezado poeta e amigo Antonio Manoel Abreu Sardenberg!

 


Quem diria... Sete anos do Site Alma de Poeta e alguns anos a mais do Poeta das Almas!


Dois dias festivos que prolongam a alegria de forma mais intensa!
Agradeço a Deus por conceder-me a honraria de ainda estar por aqui!
Em vez de presentear, somos presenteados!


Eu ganhei o Site, você, Marlene, Andrezza, Júlio e Lucas, Hariani, Matheus e Frederico, seus parentes mais próximos, a Fazenda Porto da Pedra, São Fidélis e seus habitantes tão atenciosos, o Rio Paraíba, o Cafezinho, Dona Gertrudes e seu Juvêncio. Ganhei amigos virtuais e não virtuais! Ganhei pessoas que até hoje permanecem em amizade.


E quantos poetas,quantos leitores, quantos projetos, quantas flores, quantos versos... quantas músicas...


Alguns partiram para sempre! Foram para junto do Pai, mas permanecem em nossas lembranças!


Outros se desgarraram na caminhada, perderam a chave e outro tanto chegou ao Site e não mais se afastou!


Assim que poderei dizer?


Felicidades, muita Saúde, Alegria e Paz a todos os que habitam este Site, em especial a você, grande poeta Antonio Manoel!
 

 

Com carinho,


Maria Granzoto da Silva
 

 

 

 

 

 

 

Parabéns!!!

 

 

Desejo a todos os amigos do querido Site Alma de Poeta muitas felicidades por mais este ano de atividades. Repasso as poesias e projetos aos amigos e tenho certeza que todos os homenageiam igualmente pelo seu conteúdo sempre novidadeiro, cito Olavo Bilac:
 


Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: "meu filho!"
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!


Cito também estrofes do soneto Pátria :


Vivo, choro em teu pranto; e, em teus dias felizes,
No alto, como uma flor, em ti, pompeio e exulto!
E eu, morto, - sendo tu cheia de cicatrizes,


Tu golpeada e insultada, - eu tremerei sepulto:
E os meus ossos no chão, como as tuas raízes,
Se estorcerão de dor, sofrendo o golpe e o insulto!



Queridos poetas: persistam, e sejam felizes!


Rosana Grassani

Curitiba

 

 

 

 

 

 

 

 

Prezado Sardenberg e Rita Bello


Quero expressar as minhas estimas de felicitações ,por sete anos de plena realização no universo eletrônico.


Feliz Bodas de latão ou lã!
 



Suely

 

 

 

 

 

 

Sardenberg
 


Site Ama de Poeta, Éden deslumbrante de cores e olores, cria um campo magnético que vibra na frequência do reino da gratidão.
Caro Poeta, encante-se pela florada das alegrias que você semeia nas mensagens, nas flores pelas bênçãos que você divide nas vibrações do amor mais puro do seu santuário no carinho com a família e os netos, Presente Divino, enchendo meu coração de alegria. Eu bato palmas, pedindo que o eco, pelas ondas cósmicas, leve até você meu canto de louvor. Parabéns!!!!!
Todo meu carinho para Ritinha que põe a alma nesse trabalho lindo.
 


Com todo carinho


Dária Farion

 

 

 

 

 

 

 

 

Apenas um abracinho

Um abraço pode significar

Tenho saudades

Vou me lembrar de você

Pode querer dizer também

"Você é muito especial"

Ou melhor do que tudo:

Eu  amo voces!

 

Um abraço pode muitas coisas... amenizar uma dor, acalmar um receio, alegrar a gente, afastar a tristeza... Parece quase um milagre, todas as coisas que um simples Abraço pode fazer

 

Apenas um abracinho e um sorriso para dizer: Força!

Para você ter certeza de que há alguém bem perto que se importa com você!

Meu abracinho de Luz para você!

 

 

Para todos os amigos do Alma de Poetas, sintam-se abraçados.
Obrigada por fazer parte deste convívio, participando das alegrias, tristezas, momentos felizes.
A vc Rita Bello meu muito obrigada especial.
 


Luzia
Sobral-Ceará.

 

 

 

 

 

 

 

 

Alma de Poetas, o nome já diz tudo.


Que essa alma poderosa possa viver mais umas dezenas de anos, cujos poetas nos abençoam com suas belas trovas, versos, poemas, sonetos, poetrix, e mais.... mais....
Parabéns, poetas... Parabéns amigos.
Fico feliz em participar dessa alegria como sendo um dos moradores dessa bela mansão.
Que nossa amizade seja eterna assim como os poemas que são imortalizados.
Felicidades mil....
Da amiga de sempre e para sempre.
 


Beijos

Yna

 

 

 

 

 

 

Trazer o nosso abraço na comemoração dos sete anos do Site Alma de Poeta é motivo de muita alegria e muito orgulho, por fazermos parte dessa história de sucesso e dedicação.

 

Certos de que aqui estaremos muitas outras vezes, desejamos sucesso crescente e pleno.

 

 

Gilson Campos e Família

 

 

 

 

 

 

 

Sardenberg e Ritinha

 

 

Venho aqui registrar minhas felicitações pelos 7 anos de inquestionável sucesso e desejar que estejamos aqui muitas outras vezes para comemorar essa data tão significativa.
 


Marlene Bello

 

 

 

 

 

 

Sardenberg

 

 

Sinto-me honrada em participar das festividades dos 7 anos do Alma de Poeta, que através de sua sensibilidade e ternura, tem feito a diferença nesse mundo tão difícil e tão carente de emoção.
Desejo que Deus continue a iluminá-lo com muita inspiração, para que possamos estar aqui mais vezes comemorando outros aniversários.
 

 

Com carinho e admiração

 

 

Maria Luiza Gomes

 

 

 

 

 

 

 

Parabéns Sardenberg  pelo aniversário de 7 anos do Site Alma de Poeta.

 

Desejo que esse site permaneça espalhando poesia por todos os cantos e que possamos continuar a festejar essa alegria por muitos e muitos anos  sempre com o mesmo sucesso!!!
 

 

Heloisa Gouveia

 

 

 

 

 

 

 

É um privilégio para mim poder ser amiga do site Alma de poeta, e saber estar entre pessoas maravilhosas e inteligentes , conhecer Antonio Manoel Abreu Sardenberg foi uma das minhas maiores alegrias, porque através dele pude conhecer pessoas ilustres com o coração tão puro como de uma criança...poderia citar muitos nomes mas vou representar a todos por dois nomes, a do poeta Sardenberg e Ritinha Bello.
Nesse momento em que festejamos mais um ano dessa casa linda de poesias, o meu desejo e a minha mais profunda esperança é de que esta data se repita por muitos anos. Que o futuro seja sempre de progresso e alegria e que Deus, os astros, os anjos,os santos lhe iluminem. Que não lhe falte nada, e que o seu espírito esteja sempre em paz por todos os dias de sua vida e que ela seja longa, bem longa para que estejamos sempre com sua companhia poética.

Aceite querido amigo os meus parabéns, meus votos de muita felicidade e todo o meu carinho.
 


Hilda Darbelly
 

 

 

 

 

 

 

São sete anos de realizações poéticas que vem enriquecer a nossa literatura de forma surpreendente. O nosso poeta maior Sardenberg sempre afetuoso com todas nós, nos prestigiando e nos presenteando com seus versos e flores que perfumam a nossa vida e nos torna mais inspiradas para criar.
A Rita Bello com seu admirável trabalho também faz com que este lindo site se torne cada vez melhor e maior. Ela nos sensibiliza com a sua arte.
E também os(as) nossos(as) poetas sempre colorindo este espaço literário com os lindos poemas e mensagens sutis.
São sete (7) anos de alegria e sucesso!!! Que continue sempre assim!!!


Beijos.
 


Alcina Maria Silva Azevedo

 

 

 

 

 

 

 

Feliz Aniversário, Alma de Poeta!



7 anos! Uma idade marcante na vida de uma criança, assim como na vida do site Alma de Poeta. Não é fácil manter ativo um site com alcance tão grande e que nos brinda constantemente com lindas poesias formatadas com muito bom gosto e carinho.
É muito bom fazer parte desta história e saber que construí amizades sinceras neste espaço.
Sardenberg e Rita, parabéns pelo sucesso! Que esta história continue por muitos anos.


Obrigada,


Patrícia Marques
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dirce  Saléh

 

 

 

 

 

"Se a vida é uma ilusão,
Quando se tem a esperança
Que depois da tempestade
Sempre nos chega a bonança,
Quero viver iludido,
Guardando em minha lembrança
Os dias que fui feliz
                          E sonhei como criança."
(AMASardenberg)
 

 

Parabéns pelo aniversário do Site Alma de Poeta

 

 

Maria da Graça Terrozo

 

 

 

 

 

 

 

 

Marilda Ternura

 

 

 

 

 

 

Viva o Alma de Poeta!

 

 

Sete anos de sucesso! Sete anos de dedicação! Sete anos de poesia!

 

É com imenso prazer que hoje estou aqui para parabenizar o Poeta Sardenberg e a Rita Bello por todos esses anos que com competência e carinho nos brindaram com esse espaço cultural que muito nos encanta não só pela obra poética apresentada, como também pela convivência fraterna.

 

Que Deus os abençoe com muita inspiração a fim de que estejamos juntos por muitas outras vezes comemorando essa data tão importante para todos nós.

 

Beijos festivos da

 

 

Salete Mendes

 

Rio de Janeiro/RJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Família Borba Pinheiro

 

 

 

 

 

Livro de visitas

 

 

 Love is a many splendore thing- Dinorá Mª Tambasco Ferreira