O site Alma de Poeta – Sardenberg está comemorando nesse mês de agosto de 2008 mais um ano de existência. Foram quatro anos de dedicação, acalentado pelo sonho de levar  uma mensagem de esperança por um mundo mais fraterno e humano, através da poesia, da trova e de tantas outras expressões culturais que fazem parte de nosso cotidiano e que são de extrema importância para o crescimento de uma nação.

     Neste ano, por sugestão da nossa querida amiga e webdesigner Rita Bello, a nossa atualização de aniversário tem como tema as QUATRO ESTAÇÕES DO ANO, dedicando, assim, a cada ano de vida do site, uma estação.

     Durante esses quatro anos vivemos momentos de extrema felicidade e momentos difíceis, comuns a todos nós, viventes. Nos momentos alegres,procuramos dividir com os inúmeros amigos o sorriso franco e aberto e, nos momentos de turbulências, fomos buscar nesses mesmos amigos a palavra de conforto e de carinho que tanta falta nos faz e de que tanto necessitamos. E essa reciprocidade de carinho e ternura sempre esteve presente. É isso que nos encanta!

     Nosso site nasceu no dia 18 de agosto de 2004. Foram quatro anos de luta e perseverança, motivado no único propósito de divulgar a poesia, fazer novos amigos e lançar a semente de dias melhores para humanidade, especialmente para as novas gerações sedentas de educação, cultura, amor, carinho, compreensão e esperança de dias melhores.

     A cada estação do ano dedicamos uma página, todas elas oferecidas aos nossos amigos poetas e leitores, numa demonstração de respeito e carinho que temos por todos eles, já que o nosso site cresceu justamente através desse relacionamento fraterno e de compreensão mútua.

     Quando iniciamos o nosso trabalho cultural, o nosso sonho maior era o de construir pontes de amizade e, através do intercâmbio cultural, proporcionar aos nossos amigos poetas e leitores um espaço onde a cultura e o amor ao próximo fosse o ponto central, visto que não conseguimos entender a cultura sem amor e vice – versa.

     Parece que foi ontem! Mas nesse pouco tempo muita coisa mudou em nossas vidas e tenho absoluta certeza de que também mudou na vida de cada amigo e cada amiga, que tão carinhosamente vem acompanhando e participando do nosso espaço cultural, tornando-se membro desta família, que passamos a denominar Família Alma de Poeta.

     E o site foi crescendo. E continuamos garimpando, como pedras preciosas, novas amizades, nosso maior objetivo! Algumas “amizades” não conseguimos fortalecer, escaparam da bateia como escapam os diamantes, o que é comum, pois na vida, nem sempre conseguimos garimpar todas as pedras preciosas. Talvez não tenhamos demonstrado, com bastante clareza, a capacidade do nosso verdadeiro propósito.

     As amizades, que no início surgiram como filete d’água, foram ganhando corpo, e se avolumando como os rios caudalosos em busca do mar azul que se perde no infinito. Foi aí, então, que começamos a realizar os nossos cafezinhos virtuais aqui em São Fidélis, “Cidade Poema”. E juntos com amigos poetas e leitores de todos os rincões e países, embarcamos nos nossos sonhos e como crianças andamos de trem, percorremos as ruas da “Cidade Poema”, visitamos a nossa majestosa Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa, o monumento em homenagem aos fundadores da cidade, Frei Ângelo Maria de Lucca e Frei Victório de Cambiasca, a pequena biblioteca local, percorremos as praças, atravessamos a ponte metálica de um carro só (só tem mão única : ou vai ou vem! As duas coisas ao mesmo tempo não dá); fomos à Vila de Ipuca, onde mostramos o casarão em que fomos criados, a Igreja de São Sebastião, que me inspirou a fazer o poema Campanário e o belíssimo Clube Social Gilda Barbosa.

     No cafezinho virtual que foi realizado na Fazenda da Pedra, cedida generosamente pelo Grupo MPE S/A, que tem como presidente o fidelense Dr. Renato Ribeiro Abreu, tão bem organizado por dona Gertrudes, com quitutes maravilhosos, todos sorriam e dançavam, envolvidos pelo som alucinante da sanfona do seu Juvêncio e de onde brotavam verdadeiras obras primas da música sertaneja de pé de serra. E foi tão bom esse cafezinho que ficou conhecido no mundo virtual e foi “realizado” por mais duas vezes.

     O tempo foi passando e eu resolvi transformar em realidade esse cafezinho virtual e isso aconteceu no inverno de 2006, mas precisamente no dia 19 de agosto: tudo foi feito exatamente como no cafezinho virtual. Toda a programação imaginária foi repetida, tintim por tintim. Apenas acrescentamos um jantar que foi realizado em nossa residência, onde tivemos a oportunidade de receber todos os amigos e, em festa, celebrar o I ENCONTRO DO SITE ALMA DE POETA. Vamos relembrar um tiquinho desse momento? Para fazer isso basta clicar no link abaixo.

 


     Quando aconteceu o encontro a minha filha Andrezza já havia se casado com o Julio Cesar e o Matheus ainda namorava a Hariani. Dividi com todos os meus amigos a felicidade de ver a minha filha caçula casando, o que aconteceu em 29 de outubro de 2005, em plena primavera e que registrei através de uma atualização. Para relembrar esse momento de felicidade da nossa família, clique no link abaixo.
 


     E não é que depois do casamento da Andrezza, o Matheus também resolveu marcar o seu em seguida? Tentei protelar, mas também de nada adiantou: no verão de 2007, mais precisamente no dia 06 de janeiro, estávamos nós, da família Abreu Sardenberg ,em Mato Grosso, na cidade de Diamantino, para assistir a cerimônia do casamento desse filho tão querido. Na época não consegui dividir com vocês esse acontecimento porque a dona Hariani me enrolou com as fotos e quando as recebi, já tinha passado muito tempo e eu só gosto de dar notícias recentes. Agora estou aproveitando a oportunidade para mostrar um pouco do casamento do Matheus e Hariani. Para ver as fotos, clique no link abaixo.
 

 

     Casamentos realizados, promissórias quitadas, férias tiradas (ninguém é de ferro), carnaval, festa do padroeiro de nossa "Cidade Poema" São Fidélis de Sigmarinha e início dos preparativos do nosso II ENCONTRO DO SITE ALMA DE POETA.

     Como no mês de janeiro a nossa cidade sofreu muito com as chuvas de verão, tornou-se praticamente impossível a realização do nosso II ENCONTRO aqui. O centro de São Fidélis foi totalmente tomado pelas águas e o seu aspecto ficou deplorável e sem condições de sediar qualquer evento. Aí veio a dúvida: realizamos ou não o II ENCONTRO? Diante do impasse resolvemos comemorar o terceiro aniversário do site na bela cidade mineira de Juiz de Fora, cidade de nossa querida amiga e webdesigner Rita Bello e onde fizemos muitas amizades com poetas e leitores.

     Depois de decidido o local partimos para a luta e marcamos a data, que a princípio seria em agosto, mas, que por motivo de força maior, teve que ser protelado e somente aconteceu no dia 06 de outubro de 2007, num clima de imensa euforia e muita felicidade, num ambiente maravilhoso e tudo muito bem organizado pela Rita Bello, com a colaboração de alguns amigos e amigas, especialmente seus familiares. Nesse encontro tivemos a felicidade de receber inúmeros amigos poetas, escritores e leitores, especialmente a nossa querida amiga e extraordinária poetisa Maria Nascimento, Presidente da União Brasileira de Trovadores do Rio de Janeiro que, por bondade concedeu ao Site Alma de Poeta certificados e troféus pelos serviços prestados à cultura nacional.

     Nesse encontro pudemos conhecer novos amigos, consolidar, ainda mais as amizades já existentes, fazer um tour pelos pontos turísticos de Juiz de Fora, principalmente o maravilhoso Museu Imperial . Vamos reviver um pouco desse encontro clicando no link abaixo?
 


     Encontro realizado, festa acabado, voltamos a encarar a rotina do dia-a-dia, com nossas atualizações e apresentações dos projetos já conhecidos por todos os amigos e leitores (Quatro em Um - Entre Amigos - Entre Nações -Entre Nós - Entre Sites - Poesias e Trovas - Poesia, Soneto e Trovas - Flores e Poesias - Poesias nas Estrelas e tantos outros projetos criados pelo site Alma de Poeta especialmente para divulgar as nossas poesias e obras de amigos, assim como as lindas trovas que nos são enviadas periodicamente pelos amigos trovadores.

     Fim de ano, atualização de Natal e Ano Novo. Férias de Janeiro com a toda a família reunida no lindo litoral de Arraial do Cabo/RJ. Minha filha Andrezza grávida com o seu barrigão lindo!

     Mês de março de 2008, dia 10, família crescendo com o nascimento do Lucas nosso primeiro neto. Alegria inenarrável, avós corujas... Uma página participando aos amigos esse momento de extrema felicidade para todos nós da família Rangel Sardenberg Lopes. Para ver como o moleque já está crescido clique abaixo.

 



     Mês de junho de 2008, dias 10, 11 e 12, viagem a São Paulo para visitar nosso grande e querido amigo Hildebrando e sua esposa Ivanet; Vicente Bertolucci e sua esposa Alice e o comandante Valdir Santoro. Ficamos emocionados com a receptividade do amigo/irmão Hildebrando. Visitamos a Assembléia Legislativa de São Paulo, as dependências do Edifício Itália, onde almoçamos com o representante da Itália no Brasil o amigo Antonio Laspro. Estivemos na linda praia de Guarujá e, à noite nos encontramos com os queridos amigos poetas de Santos. Vamos reviver esses dias clicando no link abaixo?

 

 

 

 

     Mês de agosto, mais um aniversário do nosso site Alma de Poeta, quatro primaveras, o mesmo tanto de verões, outonos e invernos. Momentos de reflexão e de agradecimentos. Tempo de repartir com todos os amigos os frutos colhidos durante toda a nossa jornada. E é exatamente isso que quero fazer para encerrar esse longo retrospecto.

Agradecer a todos os queridos amigos e amigas que atenderam ao nosso convite (meu e de Rita Bello), para participar de mais esta atualização de aniversário, a quem dedicamos com carinho cada página representando as estações do ano.

Agradecer à minha companheira de luta e idealismo Rita Bello pela dedicação e competência com que conduziu esta atualização. Agradecer ao nosso amigo, conterrâneo e tio agregado A.A. de Assis, que tem participado conosco desse espaço cultural, selecionando as trovas da página dedicada à UBT – União Brasileira de Trovadores, a nossa querida amiga Hilda Persiani, que desde o início do nosso site tem marcado a sua presença na página dedicada aos Poetas Consagrados e a nossa querida amiga e professora Maria Granzoto, que colaborou conosco na apresentação desta retrospectiva, nos fornecendo dados e nos ajudando de forma terna e amiga.

Agradeço, também, à minha família que tem compreendido a nossa dedicação a esse espaço que nos tem tomado tempo, e que nos tem roubado um pouco do convívio maior com todos eles.

Finalmente quero agradecer a DEUS por tudo que nos tem dado e por tudo que nos tem proporcionado nesses quatro anos de dedicação à poesia e permitido, através da vida, a possibilidade de levar ao mundo a mensagem da esperança e da fraternidade.

Como esta atualização versa sobre as QUATRO ESTAÇÕES DO ANO, deixo a minha poesia sobre o tema através do link inserido logo abaixo.



 


Fraternalmente.
 

 

 

 

 

 

Música: Il mare d'inverno - Andrea Bocelli